
O Brasil bateu recorde no número de empresas em recuperação extrajudicial, aquela em que o acordo acontece fora da esfera jurídica, geralmente por empresas que não estão falidas, mas com dificuldades para honrar compromissos financeiros. Foram 50 no ano passado, aumento de 16% em comparação com 2023. Os dados são do Obre (Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial).
O que aconteceu
Volume médio de dívidas negociadas extrajudicialmente é de R$ 755,6 milhões em 2024. O crescimento, segundo o Orbe (Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial), é de 320% ante 2023, quando era de R$ 179,7 milhões.
Estado de São Paulo concentra 52% das empresas em recuperação fora da Justiça. Em 2024, foram 26 que entraram com os pedidos, contra 21 em 2023. Rio de Janeiro (12%), Paraná (8%) e Minas Gerais (6%) vem na sequência.
Paraná ocupar segunda colocação na lista é algo que surpreende. Segundo Paiva, a região é conhecida por ter uma economia diversificada e tradicionalmente mais estável. "No entanto, setores como o industrial e o de serviços foram fortemente impactados por oscilações cambiais, aumento dos custos de produção e restrição de crédito", aponta.
Fonte: UOL (Assinante)
Kommentare