Trump ameaça o Canadá com tarifa de 100% por possível acordo com a China
- Synergy Assessoria Contábil

- 24 de jan.
- 1 min de leitura

Donald Trump em Davos
Imagem: Fabrice Coffrini/AFP
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou hoje impor tarifas de 100% sobre as importações canadenses para os Estados Unidos caso um acordo comercial entre o Canadá e a China seja finalizado.
O que aconteceu?
Trump ameaça Canadá com tarifas de 100% caso faça um acordo comercial com a China. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que vai impor uma tarifa de 100% ao Canadá caso o país feche um acordo comercial com a China e alertou o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, de que tal acordo colocaria o país em risco.
Ameaça vem após aproximação entre Canadá e China. Durante uma visita recente à China, Carney chamou a superpotência asiática de um "parceiro confiável e previsível" e, em Davos, incentivou líderes europeus a buscar investimentos da segunda maior economia do mundo.
Trump sugeriu que a China tentaria usar o Canadá para contornar as tarifas dos EUA. "Se o governador Carney acha que vai transformar o Canadá em um 'porto de desembarque' para a China enviar bens e produtos aos Estados Unidos, está redondamente enganado", disse em post na sua rede social. "Se o Canadá fechar um acordo com a China, estará imediatamente sujeito a uma tarifa de 100% sobre todos os bens e produtos canadenses que entrarem nos Estados Unidos", continuou Trump.
As tensões entre os Estados Unidos e seu vizinho do norte aumentaram nos últimos dias. Os dois líderes afiaram suas armas retóricas nos últimos dias, começando com o discurso de Carney na terça-feira no Fórum Econômico.




Comentários